sexta-feira, 14 de março de 2014

Swadhisthana chackra

[7h: qua/sex - professora Valdirene]

Fertilidade, fraldas, risos, gargalhadas e muita harmonia.



Laís, você é muito bem vinda!

Om, yoga, namastê.


quinta-feira, 13 de março de 2014

Origem e métodos de Yoga

[7h:ter/qui - professora Zélia]
(pesquisa: Vera)

A origem do Yoga, segundo lendas mitológicas, remonta à vinda dos deuses ao planeta Terra e aqui o deixaram para que o ser humano evoluísse e transcendesse a sua condição humana. Outras teorias propõem que o Yoga tenha pertencido a uma antiga cultura já extinta, semelhante à dos antigos lemurianos e atlantes. Existe ainda o conceito de "inconsciente coletivo", que foi bastante reforçado pelo psicólogo suíço Cad Gustav Jung, e que nos parece, de todos os conceitos sobre a origem do Yoga, o que melhor se compatibiliza com o fato de que o Yoga não pertence a um determinado momento do "tempo" ou "espaço".
Mitologicamente, o Yoga foi cantado nos Puranas (fábulas e lendas), que afirmam que certa vez o Deus Shiva (um dos aspectos da trindade hindu) ensinava sua esposa Parvati as posições: (asanas) do Yoga a beira de um lago e um peixe (matsya) que observava Shiva e Parvati praticando os exercícios, os imitou e evoluiu até se transformar em Homem. o Yoga propriamente começa a partir do momento em que há a "parada dos pensamentos" (Yoga chitta vritti niroddhah) e o praticante passa a desfrutar da meditação (dhyana) e atinge o objetivo máximo do Yoga, controlando a vontade, suprimindo totalmente os movimentos, mecanismos e modificações da psique. Atinge-se, dessa forma, não somente a suspensão das ideações, como também a libertação dos estados condicionados da consciência, tendo-se, a partir de então, controle sobre as atividades do espírito. Sendo assim, a parada total das atividades mentais possibilita ao praticante atingir a consciência absoluta e incondicionada.
Segundo a tradição hindu, este estado "não-mente" ou "não-pensar" será entendido como meditação ou contemplação (insighte os antigos sábios (riShis), protegidos pelos Deuses, tiveram a intuição direta "daquilo que é ouvido" (a tal processo denominou-se sruti). Esta é a forma mais pura e verdadeira da transmissão, escrita nos Vedas (Livros da Sabedoria), que se dividem em 4, ou seja: Rig Veda, Sarna Veda, Yajur Veda e Atharva Veda. Nestes Iivros sagrados já se encontram citações sobre o Yoga nos Upanishad (ensinamentos místicos).
E a Patanjali que se atribui a codificação do Yoga no fim do terceiro século antes de Cristo.
Ele confessa no capitulo I, versículo 1 do Yoga-Sutra que, em suma, sua tarefa foi somente a de editar e corrigir as tradições doutrinárias e técnicas do Yoga (Atha Yoganushasanam). Contudo, foi graças a Patanjali que o Yoga passou a ser um sistema filosófico (darshana) na Índia e para o resto do mundo. Entretanto, o Yoga é bem anterior a Patanjali e já tinha sido citado nos Vedas (Upanishad) e nos Shastra (compêndios) tântricos mais antigos.
Portanto, quando nos referimos a Patanjali estamos falando do Yoga clássico que surgiu por volta do séc. IV antes de Cristo. Entre o período clássico e pré-clássico surge um vácuo, que será preenchido pelos três Yogas que descrevemos a seguir, conforme propõe o livro sagrado Bhagavad Gita.

Bhagavad Gita

Bhagavad Gita esta para a Índia assim como o Evangelho de Jesus esta para o Ocidente. Este Iivro faz parte de um Itihasa, ou melhor, uma grande epopéia chamada Mahabharata que descreve uma batalha e o  Bhagavad Gita, por sua vez, é  um capitulo deste grande livro
Bhagavad Gita situa-se, portanto, no período pré-clássico do Yoga e afirma três caminhos (Yogas) para a liberação: Jiiana (do conhecimento), Karma (o da ação) e 0 Bhakti (dá devoção). Isto esta de acordo com a idéia de que o Homem e uma unidade de cabeça, mão e coração, ou os aspectos cognitivo, volitivo e afetivo:

1 - 0 Yoga do conhecimento (Jiiana Yoga)

 Fundamenta-se sobre o discernimento, a intuição de discriminação. As disciplinas yôguicas tem um valor instrumental para restabelecer o espírito em sua pureza inata e permitir, assim, que o conhecimento resplandeça, abolindo para sempre a ignorância congênita, que consiste em ''tomar o que é impermanente por permanente, o que é impuro por puro, o que esta entremeado de sofrimento por felicidade e o que não é o EU, pelo EU verdadeiro.
Esse conhecimento que brota da discriminação trata-se e de um método autônomo e completo para atingir a liberação.
Jnãna Yoga requer altas qualificações por parte do discípulo, como acuidade mental e intelectual, capacidade de raciocinar e um conhecimento profundo das escrituras. Às vezes, Jñana, também e empregada para expressar a mais elevada iluminação produtora da verdade, mas no composto Jñana Yoga e usado no sentido de investigação intuitivo­-filosófica, ou discernimento (Viveka).

2 - 0 Yoga da Ação (Karma Yoga)

Consagrado ao homem na sociedade, aquele que está engajado na ação e ligado por toda sorte de responsabilidades. Deveria então este homem tudo largar, abandonar seus hábitos. para dedicar-se ao Yoga? E o Karma Yoga nos dá a resposta. o homem deve entregar-se de corpo e alma ao trabalho, sem querer os "frutos". Muitas pessoas se afastaram do Yoga porque achavam que tinham que renunciar a tudo e o Karma Yoga evita esta perigosa dicotomia entre contemplação e ação, que tenderia a fazer do Yoga um fenômeno no excepcional e raro, fora do domínio da vida comum. Em poucas palavras, Karma Yoga significa: executar a ação que lhe cabe, sem apego, como diz o Bhagavad Gita (capitulo III, versículos 6 - 8 - 47):
"Realiza a ação a ti prescrita, pois a ação é superior a inação, mesmo tua vida física não saberia sobreviver sem ação".
"Tens direito à ação, mas somente á ação, e jamais a seus frutos; que os frutos de tuas ações não sejam de modo algum tua motivação e, portanto, não permita em ti qualquer apego à inação."

Em outras palavras, o Karma Yoga tem como proposta executar tudo sempre com perfeição, por amor à coisa. Esta noção assegura aoKarma Yoguin a certeza de um bom futuro e uma boa memória do passado, pois caminha no presente pela ação desinteressada, cumprindo seu dever (dharma) com retitude e desapego aos frutos de seus atos.

3 - 0 Yoga do Amor (Bhakti Yoga)
A via da devoção, porem, não-emotiva ou sensual. A devoção torna-se uma forma de meditação, quando o intelecto do discípulo se une com o Senhor, em um conhecimento pleno de amor. Este amor e devoção têm uma potência espiritual interna que eleva o Bhakti Yogui e se converte em uma forma sutil de conhecimento do Divino.

O devoto sente uma paixão crescente pelo Divino, e isto, segundo esta linha de Yoga, ajuda a romper uma barreira após a outra entre o Divino e ele. Este amor crescente culmina na visão do cosmos penetrado e saturado pela realidade transcendente. Quando o divino e o devoto se aglutinam no uno tudo se transforma em supremo amor.

Bhakti é tradicionalmente visto como o caminho mais fácil para a liberação. O verdadeiro bhakta, ou devoto, não vê nada exceto o amor, não ouve nada exceto sobre amor, fala somente de amor e pensa apenas no amor.

Origem do Yoga

[7h:ter/qui - professora Zélia]


O termo YOGA
 (pesquisa: Jânio Tanikawa; transcrição e edição: Mariane Pelosi)


Yoga é uma palavra masculina, e na lndia, bem como no sânscrito, pronunciasse o Yoga, com a letra "o" fechada.. ("Yôga"). É comum encontrar a palavra Yoga escrita com "I", ou referida no gênero feminino, pois já foi vemaculizada nos dicionários de língua portuguesa como Ioga.

Originada da India
Os seis principais sistemas em que o Yoga se ramificou são: Bhakti, Jnãna, Karma, Kriya, Raja e Hatha Yoga.

1. Bhakti (Yoga devocional) suas principais práticas são: ouvir, cantar (mantras), lembrar e servir amorosamente. 

2. Jnãna (Yoga do conhecimento) baseado nos Upanixads (parte final dos Vedas) e caracterizado pelo estudo, investigação e discernimento intelectual.

3. Karma (Yoga da Ação ou Serviço) quando praticante dedica todas as suas ações e frutos à Divindade, muitas vezes trabalhando em prol da humanidade.

4. Kriya Yogasistema que remonta tempos imemoriais, tendo sido resgatado na modernidade através do Yogi Lahiri Mahasaya, que recebeu os ensinamentos diretamente do Mahavatar Babaji (descrito como um cristo yogi imortal que vive nos Himalaias), divulgado amplamente pelo Swami Paramahansa Yogananda em seu livro “Autobiografia de um Iogue” e que hoje conta com uma organização mundial, a Self-Realization Fellowship (com sede nos EUA).

5. Raja ou Ashtanga (Yoga de oito passos - Yoga Real): baseado no Tratado Yoga Sutra de Sri Patanjali é a modalidade mais elevada, conduzindo o aspirante ao silencio interior e à Liberdade. O Yoga Sutra de Patanjali contém 196 aforismos (sutras) escritos em sânscrito, que seria a compilação do resumo de alguns séculos de debates entre filósofos e praticantes do Yoga.

6. Hatha Yoga (Ha-Sol e Tha-Lua) As sílabas (Há e Tha) referem-se às duas correntes que regulam os processos de nosso corpo (energia positiva e negativa, respectivamente, lado direito e esquerdo do corpo) o Hatha Yogatem enfoque na promoção da saúde física e o despertar da energia Kundalini (Shakti) levando-a da base da coluna ao topo da cabeça, proporcionando ao yogi a expansão de sua Consciência e união com o Princípio Cósmico.

Esse sistema de Yoga surgiu da Tradição indiana Natha, e atualmente é o mais conhecido e praticado no ocidente. Suas características principais são as posturas corporais (Asanas), exercícios respiratórios (Pranayamas), Chaves e Selos de energia (Bandhas e Mudras), técnicas de limpeza do corpo (Shat Kriyas) e a Meditação.

O Hatha Yoga moderno teve uma de suas maiores influencias com o mestre Tirumalai Krishnamacharyaum brâmane nascido há mais de 100 anos em uma pequena vila do sul da Índia.

Khishnamacharya influenciou ou talvez até tenha inventado as formas de Yoga praticadas atualmente. Seus quatro principais discípulos desenvolveram as principais subdivisões do HathaYoga no mundo moderno e contribuíram enormemente para popularizar o yoga no Ocidente. São eles:
  • Pattabhi Jois (Ashtanga Vinyasa Yoga) pioneiro em refinar as posturas, colocá-las em seqüência e em associar valor terapêutico a elas. Ao combinar o pranayama (exercício respiratório) com a asana (postura), ele transformou as posturas numa parte integrante da meditação em vez de ser apenas um passo que levava ao estado meditativo.


  • BKS Iyengar (Iyengar Yoga) método refinado de alinhamento postural, concentração e permanência noas posturas, tornando a anatomia do corpo perfeita.


  • Indra Devi (Yoga Integral) prática de posturas e movimentos corporais, exercícios respiratórios e mentais.


  • TKV Desikashar (Viniyoga) A palavra "Viniyoga" quer dizer "aplicação". As técnicas do yoga devem ser aplicadas conforme os níveis das pessoas. Portanto, "Viniyoga" não é um yoga diferente, mas um modo diferente de ensiná-lo.