quinta-feira, 13 de março de 2014

Origem do Yoga

[7h:ter/qui - professora Zélia]


O termo YOGA
 (pesquisa: Jânio Tanikawa; transcrição e edição: Mariane Pelosi)


Yoga é uma palavra masculina, e na lndia, bem como no sânscrito, pronunciasse o Yoga, com a letra "o" fechada.. ("Yôga"). É comum encontrar a palavra Yoga escrita com "I", ou referida no gênero feminino, pois já foi vemaculizada nos dicionários de língua portuguesa como Ioga.

Originada da India
Os seis principais sistemas em que o Yoga se ramificou são: Bhakti, Jnãna, Karma, Kriya, Raja e Hatha Yoga.

1. Bhakti (Yoga devocional) suas principais práticas são: ouvir, cantar (mantras), lembrar e servir amorosamente. 

2. Jnãna (Yoga do conhecimento) baseado nos Upanixads (parte final dos Vedas) e caracterizado pelo estudo, investigação e discernimento intelectual.

3. Karma (Yoga da Ação ou Serviço) quando praticante dedica todas as suas ações e frutos à Divindade, muitas vezes trabalhando em prol da humanidade.

4. Kriya Yogasistema que remonta tempos imemoriais, tendo sido resgatado na modernidade através do Yogi Lahiri Mahasaya, que recebeu os ensinamentos diretamente do Mahavatar Babaji (descrito como um cristo yogi imortal que vive nos Himalaias), divulgado amplamente pelo Swami Paramahansa Yogananda em seu livro “Autobiografia de um Iogue” e que hoje conta com uma organização mundial, a Self-Realization Fellowship (com sede nos EUA).

5. Raja ou Ashtanga (Yoga de oito passos - Yoga Real): baseado no Tratado Yoga Sutra de Sri Patanjali é a modalidade mais elevada, conduzindo o aspirante ao silencio interior e à Liberdade. O Yoga Sutra de Patanjali contém 196 aforismos (sutras) escritos em sânscrito, que seria a compilação do resumo de alguns séculos de debates entre filósofos e praticantes do Yoga.

6. Hatha Yoga (Ha-Sol e Tha-Lua) As sílabas (Há e Tha) referem-se às duas correntes que regulam os processos de nosso corpo (energia positiva e negativa, respectivamente, lado direito e esquerdo do corpo) o Hatha Yogatem enfoque na promoção da saúde física e o despertar da energia Kundalini (Shakti) levando-a da base da coluna ao topo da cabeça, proporcionando ao yogi a expansão de sua Consciência e união com o Princípio Cósmico.

Esse sistema de Yoga surgiu da Tradição indiana Natha, e atualmente é o mais conhecido e praticado no ocidente. Suas características principais são as posturas corporais (Asanas), exercícios respiratórios (Pranayamas), Chaves e Selos de energia (Bandhas e Mudras), técnicas de limpeza do corpo (Shat Kriyas) e a Meditação.

O Hatha Yoga moderno teve uma de suas maiores influencias com o mestre Tirumalai Krishnamacharyaum brâmane nascido há mais de 100 anos em uma pequena vila do sul da Índia.

Khishnamacharya influenciou ou talvez até tenha inventado as formas de Yoga praticadas atualmente. Seus quatro principais discípulos desenvolveram as principais subdivisões do HathaYoga no mundo moderno e contribuíram enormemente para popularizar o yoga no Ocidente. São eles:
  • Pattabhi Jois (Ashtanga Vinyasa Yoga) pioneiro em refinar as posturas, colocá-las em seqüência e em associar valor terapêutico a elas. Ao combinar o pranayama (exercício respiratório) com a asana (postura), ele transformou as posturas numa parte integrante da meditação em vez de ser apenas um passo que levava ao estado meditativo.


  • BKS Iyengar (Iyengar Yoga) método refinado de alinhamento postural, concentração e permanência noas posturas, tornando a anatomia do corpo perfeita.


  • Indra Devi (Yoga Integral) prática de posturas e movimentos corporais, exercícios respiratórios e mentais.


  • TKV Desikashar (Viniyoga) A palavra "Viniyoga" quer dizer "aplicação". As técnicas do yoga devem ser aplicadas conforme os níveis das pessoas. Portanto, "Viniyoga" não é um yoga diferente, mas um modo diferente de ensiná-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário